quarta-feira, 8 de maio de 2013

Andando no Instituto de Artes do Pará

O estande da Aliança Francesa na Feira do Livro não ficou com a sua programação somente no Hangar, eles também exibiram um documentário no IAP sobre o poeta Aimé Césaire, com o titulo: "Uma voz para a história: a ilha vigilante".
O documentário fala sobre a origem da ilha da Martinica, uma possessão francesa no Caribe que surgiu de uma erupção vulcanica e a vida do poeta Aimé Césaire que também foi autoridade politica na ilha. Eu achei muito bom devido a visão de Césaire de ver a autonomia como algo a ser construido e o exemplo do Haiti, que após conquistar a indepêndencia viveu um periodo de guerra civil, violência, pobreza e miséria, sendo que a visão de Césaire, segundo eu pude entender é que a Martinica ainda não estava preparada intelectualmente para a independência, estando passando ainda por um processo.
Eu ainda não conhecia Aimé Césaire mas deu para observar que em tudo ele ve uma construção interativa em que possui significantes e significados sejam coisas animadas ou inanimadas.
                        Alunos da Aliança Francesa, eu e a responsavel pela exibição do documentário          

Nenhum comentário:

Postar um comentário