segunda-feira, 29 de abril de 2013

Andando no Hangar

O Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia é um lugar em que eu frequanto desde a sua inalguração, mas um dos eventos que me chamou atenção foi a FAM ( Feira do Artesanato Mundial) realizada de 18 a 24 de março, sendo que eu fui somente no ultimo dia, devido outros compromissos, mas como não tinha grana para comprar algo, eu resolvi fotografar os objetos para ficar de recordação da feira.
Lá havia varias coisas do Pará, do Brasil e do mundo, mas o que me chamou atenção foi uma caixa de cartas com um dizer no qual eu traduzi literalmente assim: "Todas as coisas estão indo bem, talvez não hoje mas eventualmente".
Uma coleção de carros antigos em cima de uma penteadeira no qual eu fui refletido no espelho quando fotografava e um  de trio de bonecas, duas  caracterizadas com as indumentárias da Marujada e uma Nega Maluca.
Essas três bonecas me chamaram atenção pelo fato dos artesãos trabalharem com tipos tipicos da cultura paraense, o que raramente se via numa exposição de artesanato.
                                                 Coleção de carros antigos
                                          Caixa de cartas com dizeres em inglês    
                                           Nega Maluca e bonecas da Marujada

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Andando no Ver-o-Peso 3

Quando se fala em artesanato não se pode esquecer do artesanato marajoara expresso nos vasos e na figura do vaqueiro do Marajó.
                                          Vaqueiros do Marajó montados em bufalos
                                                            Vasos Marajoaras

Andando no Ver-o-Peso 2

Andar no Ver-o-Peso é algo muito interessante, todas as vazes que eu vou ao Ver-o-Peso eu faço uma descoberta, uma delas esta relacionada ao artesanato que existe lá, e a outra parte relacionada aos temperos como a pimenta do cheiro e outras plantas usadas na alimentação como o Cheiro Verde, andar nessa parte do mercado do Ver-o-Peso é fazer sempre uma descoberta.
                                          O Cheiro do Pará sempre presente na feira
                                          Remédios, pratos e tijelas artesanais
 
chero verde

terça-feira, 23 de abril de 2013

Andando no Sesc Boulevard 5

Ano passado eu estive no Sesc Boulevard e assisti os shows das meninas do Charme do Choro e da Camila Honda, esse ano eu gostaria de ter novamente a oportunidade de ver as meninas do Charme do Choro cantando lá. Essa meninas são um dos poucos grupos de mulheres que se dedicam a um ritmo que esta cada vez se tornando raro nos dias atuais, na realidade uma especie de recordação. Para a atual geração isso se torna cada vez mais escaço, mas o chor sobrevive nas mãos de quem tem talento tanto para tocar como para compor, que é o caso dessas meninas. Parabens!
Camila Honda também não fica para traz, com o seu estilo que relembra as cantoras do Radio da decada de 40 e 50 e possuindo uma voz e um estilo unico somente encontrado em Eliz Regina em que o movimento corporal se adequa a voz e ao ritmo dos instrumentosna interpretação da musica transmite uma idéia de conjunto harmonico de estensão música, corpo e ritmo. Ela também esta de parabens e espero ve-la novamente cantando esse ano de 2013 no Sesc Boulevard.

Andando na Casa Fora do Eixo da Amazônia

A Casa Fora do Eixo da Amazônia é um lugar muito importante para a expansão da cultura da terra paraense, eu estive lá no dia 7 de abril e pode constatar que a Casa Fora do Eixo esta mudando a realidade daquele local, muitas vezes saturno nos finais de semana, não somente de forma cultural, mas também na forma em que se planeja as atividades ali naquele local, com debates sobre varios temas, exposições e shows. Eles estão realizando um trabalho espetacular numa área considerada abandonada pelo poder publico que é o bairro da Campina, mas que esta gora sendo visto como mais uma opção de lazer e busca de conhecimento, um lugar em que todas as tribos tem o seu espaço.
No dia 7 de abril eu estive lá, como já havia dito antes e assisti a apresenta do grupo de hip hop Aliados MCs e convidados que foi muito legal, apesar de ter chovido muito naquele dia, como eu tinha outro compromisso não pude ficar até o final do show dos rapazes, mas tirei uma foto do show deles e da capa do CD da rapaziada.
O hip hop paraense esta sendo ainda pouco divulgado e a Casa Fora do Eixo abriu as portas para essa galera talentosa, muitos deles já são pais e mães, mas não deixam de valorizar a cultura hip hop. Parabens a Casa Fora do Eixo da Amazônia e para os rapazes do Aliados MCs que tiraram o bairro da Campina da saturnidade num final de semana.
                                              Capa do CD dos Aliados MCs
                            Os Aliados MCs mandando ver: harmonia entre vocal e DJs

                                                  Aliados MCs na foto preto e branco do CD

domingo, 21 de abril de 2013

Andando no Sesc Boulevard 4

O violonista Salomão Habib se apresentou no Sesc Boulevard no dia 19 de abril ( o dia do indio e do exercito brasileiro), com um show que lançou o projeto "Tô Teixeira-vida e obra". Pra quem não sabe Tô é para o Bairro do Umarizal em Belém, o que Noel Rosa é para Vila Isabel no Rio de Janeiro.
Um dos maiores violonistas que o Brasil já teve, com inumeras composições, antes de ser homenageado por Salomão Habib com esse projeto, a FUMBEL batizou a lei de incentivo a cultura com o seu nome: Lei Tô Teixeira.
Tô Teixeira merece essa homenagem postuma, pois ele influenciou varios musicos da atualidade, atualmente a sua casa deu lugar a um suntuoso prédio, mas o projeto de Salomão Habib é uma coisa interessante, pois ao mesmo tempo que ele toca as musicas de mestre Tô, ele também conta as histórias das composições e fatos marcantes na vida do autor. Salomão asim como foi Tô é um mestre do violão, o instrumento na suas suas mãos parece um brinquedo, ele só falta fazer o instrumento falar, parece uma estenção do seu propio corpo. Um show muito legal, esse projeto ainda vai dar muito pano pra manga, embora o Umarizal de hoje não seja o mesmo da época de Tô, ele não perde a sua elegância.
                                                 Salomão Habib e eu
                                          Salomão e seu violão: musicas e histórias de Tô Teixeira

Andando no Sesc Boulevard 3

O grupo Gamboa se apresentou no Sesc Boulevard nos dias 7 e 14 de abril, na sua primeira apresentação eu não estive presente, mas na segunda do dia 14 eu estive lá e pude contemplar um grupo de samba jovem cantando samba de raiz, em um tempo em que os grupos atuais procuram cantarsomente musicas novas do chamado pagode ( a roda de samba, que muitos confundem com ritmo, mas não é samba de raiz), as musicas de Clara nunes e de outros grandes sambistas sendo cantados pela nova geração, o que deixou a velha guarda intusiasmada, demonstrando que o samba de raiz esta vivo e é cultuado pela nova geração. O grupo Gamboa é formado por  seis jovens ( cinco homense uma mulher), foi a revelação do Sesc Boulevard até o momento sendo aplaudido pelo publico da terceira idade e jovem de pés. A vocalista provou que uma mulher pode liderar um grupo de samba, erança deixada por Clara Nunes e Bete Carvalho e Alcione (ainda na ativa) em dias que só se ouve tecnomelody, musica baiana e funk.
 Parabens Grupo Gamboa! É a ressureição do samba de raiz, foi um show muito legal.
                                          A vocalista possui a voz de Clara Nunes
                                     O grupo gamboa em ação sacudindo o Sesc Boulevard

Andando no Sesc Boulevard 2

A cantora Natalia Matos se apresentou no Sesc Boulevard nos dias 4 e 12 de abril, sendo que eu fui no dia 4, e não consegui assistir o show dela pelo fato de não haver mais lugar para assistir, tendo as pessoas chegado para esse show desde as 18:00 horas, mas eu esperei o show terminar para tirar uma foto com ela. Já no dia 12 eu cheguei um pouco mais cedo e garanti meu lugar.
Foi muito legal esse show, Natalia tem uma voz unica com uma sonoridade maravilhosa.Parabens Natalia!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Andando no Sesc Boulevard

O Centro Cultural Sesc Boulevard é um dos lugares onde muitos cantores e musicos lançam suas bandas e os seus CDs, a sua programação musical é muito boa e variada, além de ser gratuita.
Uma das bandas que lançou o seu primeiro CD no Sesc Boulevard, foi exatamente "Os Grileiros" com o CD "Piscar de Olhos", eles estiveram no Sesc Boulevard nos dias 5 e 11 de abril.Na sua primeira apresentação no dia 5,eu estava lá e achei muito boa. A outra caracteristica que os Grileiros possuem é o apoio que a familia dá a eles, o que eu considero muito importante. Eles venderam mais de uma caixa de CDs.Parabens! Isso prova que o publico jovem gostou.
 Boa sorte aos Grileiros, que eles continuem fazendo sucesso em suas apresentações.
                                                   Os grileiros em ação no palco
                                            O lider dos grileiros, eu e sua familia

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Andando no Ver-o-Peso

Esse blog tem como objetivo divulgar as coisas de Belém. A cidade tem se tornado divulgada nacionalmente com tomadas de novelas das diversas emissoras de televisão, celebridades que tem aportado na cidade para realizar lançamentos de produtos e comerciais na televisão, mas Belém possui um lugar que é o seu cartão postal e esse lugar se chama Mercado do Ver-o-Peso.
 O mercado  de peixe com as suas quatro torres é a simbologia da cidade de Belém do Pará, por lá circulam milhares de pessoas todos os dias. Construido no tempo da Belle Epoque ele tem como produto os peixes que são vendidos todos os dias no seu interior, mas do outro lado da rua existe também o mercado de carne do Ver-o-Peso, que depois de ter passado por um longo periodo de reforma, foi reinaugurado. O que me impressiona no mercado é a sua parte externa, conhecido como o maior mercado a céu aberto da América Latina.